dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Banana      
Produção integrada de banana beneficia produtores de SC
Técnica permite racionalização de insumos químicos através de substituição por alternativas naturais
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Nivea Schunk
08/04/2010

Considerando o conceito de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, a Epagri, com apoio do Ministério da Agricultura, vem conduzindo um programa de produção integrada junto aos bananicultores regionais de Santa Catarina. Desenvolvido em parceria com as associações locais, o projeto apresenta um forte viés ambiental em busca de qualidade, rastreabilidade e certificação da banana local no mercado. Pesquisador da unidade Itajaí, Robert Hinz enfatiza que os reflexos benéficos da iniciativa transcendem o universo atual de agricultores matriculados nos cursos de capacitação, para atingir a produção estadual como um todo.


 
— O processo é longo por se tratar de propriedades familiares e estamos trabalhando com eles há oito anos. Agora, temos 90 produtores sendo capacitados e dez muito próximos do cadastramento. Entretanto, os resultados são positivos em todo o Estado, porque a metodologia está disponível para os demais. Aqui, as melhorias usufruídas por cerca de cinco mil famílias, que vivem exclusivamente da bananicultura, não se restringem aos lucros com a qualidade do fruto, mas também abrangem ganhos ambientais e de qualidade de vida — revela.
 
Com a implementação de um conjunto de medidas desde a implantação do pomar até a comercialização da colheita, a técnica permite a racionalização de insumos químicos por meio de substituição total ou parcial por alternativas naturais. O diferencial é que todas as ações são cuidadosamente planejadas com base num banco de informações sobre a situação do solo, plantas e pragas presentes. A adubação e o controle de doenças devem ter justificativa técnica.
 
— Somadas às vantagens para a biodiversidade e consumidores em geral, essas práticas proporcionam um equilíbrio nutricional ao bananal, que melhora também a produtividade. Mesmo não sendo o objetivo principal, a adoção desse sistema de monitoramento mais adequado acaba tendo esse efeito — explica o pesquisador.
 
Hinz cita ainda o apoio do Governo Estadual às pesquisas e assistência técnica, o alto índice de associativismo e as condições ambientais de Santa Catarina como razões fundamentais para o sucesso da atividade. O clima subtropical dispensa irrigação e proporciona diminuição de custos para enfrentar o ataque de pragas. A banana regional exibe aroma agradável e maior teor de sólidos solúveis.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Bananicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada